quarta-feira, 18 de abril de 2012

Unidade 2 - Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede

Nessa unidade lemos o texto de Ramal que explicita a questão das mudanças dos alunos e do papel do professor no contexto da Cibercultura. O professor deixa de ser fonte exclusiva de informações, agora disponíveis em sites de busca, jornais online, portais de busca, etc.

Qual então seria o papel do professor e da escola?

Não há uma resposta pronta para essa pergunta, mas acredito que permeie a mediação da aprendizagem, o incentivo à leitura e à busca de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades e uso consciente das TICs.


Além disso, a autora aborda a segurança na internet.
Na internet, principalmente nas mídias sociais, estamos expostos às invasões dos hackers, em que as informações postadas são distorcidas ou apagadas. Nos e-mails recebemos spam que se não apagados podem "contaminar" o computador por vírus e acarretar em perda de dados, desconfigurações, entre outros.

Diante disso, o professor deve alertar os alunos quanto às postagens, plágios, vírus e os cuidados que devem ser tomados para prevenir ou minimizar os danos.
 


Fonte: Disponível em: http://netsegura-semviros.blogspot.com.br/ 

A charge acima realiza uma sátira do ciberbullyng. Uma postagem na rede de agressão a uma ou mais pessoas, expõe o agressor e o agredido. Uma vez postado, não há como excluir, já que nesse período muitas pessoas podem ter acessado e lido. Ou seja, a difusão das informações é inevitável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário